SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue01Relações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentosOutros rumos na formação docente em artes visuais. Para onde caminhamos? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

DALLABRIDA, Norberto. Formação escolar e perfil sociológico do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho (1950-1964). Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.110-117. ISSN 1981-2582.

Este artigos e propõe a compreender a constituição do corpo docente dos cursos clássico e científico - segundo ciclo do ensino secundário - do Colégio Estadual Dias Velho, entre 1950 e 1964, e as suas implicações na tessitura da cultura escolar praticada. À luz das reflexões sociológicas bourdieusianas e do conceito de apropriação de Roger Chartier são analisadas as formações escolares e as preferências culturais, políticas e religiosas desses professores. Para tanto, essa reflexão sócio-histórica usa documentos escolares escritos, matérias de jornais e, especialmente, depoimentos de ex-professores. O estudo do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho é contextualizado em nível regional e nacional.

Keywords : Corpo Docente; Ensino Secundário; Apropriação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )