SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Relações sociais na educação infantil: olhar sobre o corpo e os sentimentosOutros rumos na formação docente em artes visuais. Para onde caminhamos? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DALLABRIDA, Norberto. Formação escolar e perfil sociológico do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho (1950-1964). Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.110-117. ISSN 1981-2582.

Este artigos e propõe a compreender a constituição do corpo docente dos cursos clássico e científico - segundo ciclo do ensino secundário - do Colégio Estadual Dias Velho, entre 1950 e 1964, e as suas implicações na tessitura da cultura escolar praticada. À luz das reflexões sociológicas bourdieusianas e do conceito de apropriação de Roger Chartier são analisadas as formações escolares e as preferências culturais, políticas e religiosas desses professores. Para tanto, essa reflexão sócio-histórica usa documentos escolares escritos, matérias de jornais e, especialmente, depoimentos de ex-professores. O estudo do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho é contextualizado em nível regional e nacional.

Palabras clave : Corpo Docente; Ensino Secundário; Apropriação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )