SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número01Formação escolar e perfil sociológico do corpo docente do Colégio Estadual Dias Velho (1950-1964) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de  e  PAZ, Thais Raquel da Silva. Outros rumos na formação docente em artes visuais. Para onde caminhamos?. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.01, pp.118-128. ISSN 1981-2582.

Este artigo é resultado das análises realizadas no projeto “O que os alunos aprendem nas aulas de artes visuais no ensino médio”. O foco da investigação foram as aulas ministradas pelos professores em formação inicial (estagiários do Curso de Licenciatura em Artes Visuais) a partir da tipologia de conteúdos proposta por Zabala (1998). Este projeto teve início em 2006 após uma longa pesquisa de campo (2006/2007 e 2008), buscando averiguar o contexto da educação das artes visuais nas escolas públicas de Santa Maria, onde foram entrevistados 56 professores com formação e atuação na área de artes visuais e 112 alunos de nível médio. Como continuação (2008 e 2009), foram propostas ações de formação continuada pelo Laboratório de Artes Visuais, CE/UFSM. Posteriormente (2009 e 2010), iniciamos um acompanhamento com os professores em formação inicial, escopo deste artigo, no qual foi possível perceber a importância dos diálogos construídos a partir da perspectiva da cultura visual no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UFSM. Os estudos da cultura visual têm contribuído para novos posicionamentos dos professores no contexto escolar e formativo, possibilitando situações de vivências e colaboração entre professores e educandos.

Palavras-chave : Formação Docente; Artes Visuais; Cultura Visual.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )