SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Política educacional e planejamento participativo: a experiência dos fóruns itinerantes de educação em PernambucoDiagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MARTINS, Angela Maria Roberti  y  PIMENTA, Cláudia Oliveira. Planos Municipais de Educação de regiões metropolitanas: análise de fontes oficiais. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.210-217. ISSN 1981-2582.

Este artigo apresenta e analisa os Planos Municipais de Educação de 20 municípios paulistas. O estudo levantou, sistematizou e classificou os documentos em pauta, no âmbito de investigação maior que buscou identificar e discutir, originalmente, a capacidade institucional de municípios paulistas na gestão da educação básica. Tendo em vista a relevância de se examinar elementos textuais de Planos Municipais de Educação já elaborados e aprovados por Lei, a pesquisa partiu do pressuposto que os mesmos são fontes relevantes para se examinar potencialidades e limites de municípios na elaboração de diretrizes políticas públicas para a educação, institucionalizando-as em instrumentos de planejamento. Neste texto, especificamente, serão exploradas as características textuais dos Planos Municipais de Educação, com o intuito de identificar ideias e noções registradas nos documentos, com foco nas dimensões de gestão da rede física e gestão de processos.

Palabras clave : Políticas de Educação; Gestão Municipal da Educação; Planos Municipais de Educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )