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Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SOUZA, Donaldo Bello de; ALCANTARA, Alzira Batalha  e  VASCONCELOS, Maria Celi Chaves. Diagnósticos locais do Plano de Ações Articuladas: uma análise de sua confiabilidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.218-231. ISSN 1981-2582.

RESUMO: O artigo visa à análise da confiabilidade da diagnose do PAR no Estado do Rio de Janeiro, tomando por base dados oficiais de sua implantação em 90 (98%) dos seus 92 Municípios, relativos ao quadriênio 2007-2010, de modo a avaliar a possibilidade de estarem refletindo desafios postos à realidade educacional deste território. Do ponto de vista interno aos mecanismos diagnósticos do PAR, constata a existência de inconsistências e incoerências vinculadas aos indicadores e critérios empregados, enquanto que do ponto de vista externo, relativo à sua elaboração local, hipotetisa sobre possíveis desvios de sua finalidade original. Em consequência, postula que os dados fornecidos por esses diagnósticos são duvidosos, pouco contribuindo para o conhecimento da realidade educacional no Estado

Palavras-chave : Plano de Desenvolvimento da Educação; Planos de Ações Articuladas; Descentralização da Educação; Municipalização da Educação; Rio de Janeiro.

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