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Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

CASTRO, Dora Fonseca de  y  ROTHES, Luís. As Cartas Educativas em Portugal: conceção, implementação e monitorização. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.232-238. ISSN 1981-2582.

RESUMO A Carta Educativa (CE) surge com a publicação do Decreto-Lei 7/2003, e que regulamenta, também, a criação dos Conselhos Municipais de Educação (CME). Em 2004 é celebrado um Protocolo entre o Ministério de Educação e a Associação Nacional dos Municípios Portugueses que parte da assunção do Decreto-Lei 7/2003 como “passo fundamental no sentido da concretização da descentralização administrativa na área da educação” constituindo-se como um normativo capital para a “execução da descentralização e territorialização de políticas educativas para o que conta com dois instrumentos fundamentais: o Conselho Municipal de Educação e as Cartas Educativas. Tendo em conta a análise dos normativos legais e alguns estudos realizados no plano da ação, fica claro que, o processo de elaboração e desenvolvimento e monotorização da Carta Educativa é ainda controlado pelo poder central, contrariando o discurso político-normativo que vê este documento como um instrumento estratégico de desenvolvimento da descentralização e territorialização das políticas educativas.

Palabras clave : Cartas Educativas; Conselhos Municipais; Descentralização.

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