SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Competência, oralidade e escritaBullying nas escolas: a metodologia dos círculos restaurativos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

VALLLLE, Lílian de Aragão Bastos do. Aristóteles e a práxis: uma filosofia do movimento. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.263-277. ISSN 1981-2582.

RESUMO: Muito embora a notável influência que continua inegavelmente a exercer no campo filosófico, a obra aristotélica permanece, no que respeita à reflexão correntemente praticada no campo educacional, quase inexplorada. Buscando desfazer alguns preconceitos e desautorizar lugares-comuns que, baseados em leituras pouco confiáveis do autor, não encontram fundamento nos textos, este artigo examina como se tematiza e equaciona, em algumas de suas obras, a relação entre vida e movimento. E, muito especialmente, o movimento humano, cerne da reflexão e da prática educacionais: movimento, pois, como atividade de formação, como capacidade de autoformação e, mais amplamente, como práxis.

Palabras clave : Aristóteles; Movimento; Autoformação; Ação; Práxis.

        · resumen en Inglés | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )