SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02Aristóteles e a práxis: uma filosofia do movimentoReconfigurações do saber científico e implicações para o ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SANTOS, Andréia Mendes dos; GROSSI, Patricia Krieger  e  SCHERER, Patricia Teresinha. Bullying nas escolas: a metodologia dos círculos restaurativos. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.278-287. ISSN 1981-2582.

RESUMO: O bullying é uma forma de violência (verbal, física, material, psicológica, moral, sexual ou virtual), de forma intencional e repetida. Esta pesquisa qualitativa foi realizada em quatro escolas de Porto Alegre/RS através de grupos focais com 64 alunos na faixa etária de 9 a 17 anos e entrevistas com 10 profissionais das escolas. O objetivo foi investigar as manifestações do bullying e a efetividade dos círculos restaurativos. Esses são encontros dialógicos entre agressor e vítima, mediados por um coordenador. Visa expressar os motivos subjacentes ao conflito e elaborar acordos. Os resultados evidenciam satisfação em relação aos círculosrestaurativos, porém tal prática pode ser paliativa ou punitiva quando o acordo é imposto.

Palavras-chave : Bullying; Círculos Restaurativos; Violência; Escolas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )