Educação
On-line version ISSN 1981-2582
Abstract
MIRANDA, José Valdinei Albuquerque and COSTA, Gilcilene Dias da. Reconfigurações do saber científico e implicações para o ensino superior. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.288-296. ISSN 1981-2582.
RESUMO: O texto discute o contexto de crise das metanarrativas legitimadorasda ciência moderna e suas implicações para as instituições de ensino superior no tocante ao ensino, pesquisa e currículos de formação de professores. Seguindo as pistas deixadas por Jean-François Lyotard, em sua obra A condição pós-moderna (2000), o estudo problematiza o processo de introdução de mecanismos técnicos no sistema educacional brasileiro que legitimam um modelo “cientificista” do conhecimento e determina o perfil “neotecnicista” da formação. As análises convergem com a crítica lyotardiana e apontam a insuficiência das metanarrativas modernas diante da coexistência de múltiplos discursos, práticas e racionalidades que permeiam o espaço da vida social e o campo institucional da educação e do currículo. Por fim, ressalta a importância das dimensões integradoras teórica, política e sociocultural nos currículos de formação de professores-pesquisadores no ensino superior.
Keywords : Currículo; Formação; Ensino Superior.