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Educação
versão On-line ISSN 1981-2582
Resumo
SOUZA, Maria Inês Galvão Flores Marcondes de e FERNANDES, Maria Assunção Flores. O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.297-306. ISSN 1981-2582.
RESUMO: Este texto explora as potencialidades do autoestudo e das abordagens narrativo-biográficas na formação de professores, com base nos trabalhos de Goodson, nomeadamente as histórias de vida, incluindo uma entrevista com o autor realizada em 2007 por uma das autoras (Maria Inês Marcondes) e de Kelchtermans. Relaciona aspectos comuns entre as duas metodologias nomeadamente: self e reflexividade, contexto, compromisso com a justiça social, transformação e colaboração. Defende a ideia de que combinar os dois enfoques pode oferecer aos investigadores e professores uma análise mais rica do trabalho docente e da realidade escolar, bem como dos processos de formação, sendo que esses enfoques podem ser vistos como complementares, cada um deles possibilitando superar algumas das limitações do outro.
Palavras-chave : Autoestudo; Abordagem Narrativo-Biográfica; História de Vida; Formação de Professores.