SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número02O autoestudo e as abordagens narrativo-biográficas na formação de professoresA África nos filmes infantis: uma análise de Madagascar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

OLIVEIRA, Terezinha  e  RUBIM, Sandra Regina Franchi. Educação feminina no século XIX: aproximações entre Honoré de Balzac e Norbert Elias. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.307-316. ISSN 1981-2582.

RESUMO: Nesse texto faremos aproximações entre a literatura de Honoré de Balzac Memórias de Duas Jovens Esposas (1841) e a obra de Norbert Elias O Processo Civilizador (1939). Refletiremos sobre mudanças de comportamentos nas relações sociais entre a Nobreza de Espada e a Nobreza de Toga, na sociedade francesa do século XIX. Por meio do método histórico-social destacaremos alguns aspectos da educação feminina requerida nessa época. Em virtude dessas reflexões sobre as transformações nos comportamentos sociais, o conceito de ‘humanização’ presente em Aristóteles na Ética a Nicômaco e de Antonio Candido na obra Literatura e Sociedade: estudos de teoria e história literária torna-se essencial para nossa abordagem, já que entendemos que as mudanças sociais ocorrem na história, em decorrências das ações das pessoas.

Palavras-chave : Educação Feminina; Literatura; Civilização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )