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Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. A África nos filmes infantis: uma análise de Madagascar. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.02, pp.317-324. ISSN 1981-2582.

RESUMO: Este artigo tem como objetivo analisar que representações sobre a África e os africanos são divulgadas pelos filmes infantis de animação Madagascar 1 e 2. Com inspiração na vertente pós-estruturalista dos estudos culturais em educação, considera-se que esses filmes exercem uma pedagogia cultural, a qual ensina e constrói representações desse continente. O argumento desenvolvido é o de que esses filmes, ao representarema África, atualizam o binarismo entre natureza e cultura, associando a África à natureza e as grandes metrópoles à cultura. Nesse processo, o polo natural é considerado inferior ao polo cultural. Por meio de relações de poder desiguais, aqueles que habitam o continente africano também são considerados inferiores aos habitantes de outras regiões. Dessa forma, os filmes se inserem em um longo processo performativo que repete representações historicamente construídas sobre a África, as quais a situam como um continente exclusivamente selvagem, perigoso e habitado por seres exóticos

Palavras-chave : África; Representação; Pedagogia Cultural; Estudos Culturais.

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