SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Indisciplina y discurso pedagógico: efectos de sentidos diversos en la confrontaciónEscuela, currículo e identidades juveniles: efectos de sentido en el discurso de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

TOME, Cristinne Leus. Sentidos sobre ser professor: a escola do professor-pioneiro em Cláudia-MT. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.359-368. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201404.

Este artigo é resultado da pesquisa realizada na cidade de Cláudia, Mato Grosso, cuja proposta foi investigar como os professores construíram a história do sistema educacional em suas práticas pedagógicas na primeira década (1978-1988) de colonização e que sentidos deram à educação. Com o aporte teórico da Análise de Discurso pêcheuxtiana, levantaram-se efeitos de sentido sobre o ensino público, o papel do professor-pioneiro e a escola que se formou dentro deste contexto. Conclui-se que a escola do professor-pioneiro foi resultado de uma luta política que se estabeleceu entre a comunidade e o poder público. A comunidade participou construindo a escola e indicando moradores para que trabalhassem como professores enquanto o poder público fornecia material didático-pedagógico, assessorava e qualificava os professores em sala de aula.

Palabras clave : Educação; Ensino Público; Professor-Pioneiro; Análise de Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )