SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Indisciplina e discurso pedagógico: efeitos de sentidos diversos em confrontoEscola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TOME, Cristinne Leus. Sentidos sobre ser professor: a escola do professor-pioneiro em Cláudia-MT. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.359-368. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201404.

Este artigo é resultado da pesquisa realizada na cidade de Cláudia, Mato Grosso, cuja proposta foi investigar como os professores construíram a história do sistema educacional em suas práticas pedagógicas na primeira década (1978-1988) de colonização e que sentidos deram à educação. Com o aporte teórico da Análise de Discurso pêcheuxtiana, levantaram-se efeitos de sentido sobre o ensino público, o papel do professor-pioneiro e a escola que se formou dentro deste contexto. Conclui-se que a escola do professor-pioneiro foi resultado de uma luta política que se estabeleceu entre a comunidade e o poder público. A comunidade participou construindo a escola e indicando moradores para que trabalhassem como professores enquanto o poder público fornecia material didático-pedagógico, assessorava e qualificava os professores em sala de aula.

Palavras-chave : Educação; Ensino Público; Professor-Pioneiro; Análise de Discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )