SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Senses about to be a teacher: pioneer-teacher's school in Claudia city, Mato Grosso StateTeachers and texts in Argentina: the teaching of foreign languages in the school system between eighteen eighty and ninteen thirty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

FISS, Doris Maria Luzzardi  and  BARROS, Rafael D'Ávila. Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.369-380. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201405.

Este artigo tematiza a escola no que se refere às suas funções e às identidades juvenis a partir do estabelecimento de interlocução com 23 professores da Educação Básica. Trata-se de pesquisa realizada em 2012 que possibilita trazer reflexões sobre os níveis de objetivação do currículo, a construção do planejamento didático-pedagógico e a compreensão dos alunos como sujeitos socioculturais. Tais elementos são considerados a partir da análise discursiva de formulações produzidas pelos professores em entrevista. Considerando 46 depoimentos, conclui-se, a partir da análise, que, para os professores, permanece sendo um desafio enxergar seus alunos como sujeitos com uma trajetória de vida específica que habitam a escola das mais diversas formas. Produzir um planejamento que tenha intencionalidade e, ao mesmo tempo, seja flexível se mostra como um segundo desafio ao trabalho docente. Nesse sentido, motivar um exercício de alteridade, onde os professores se coloquem no lugar de alguém que descobre o mundo a partir da investigação curiosa, com auxílio de outros sujeitos, pode ser um caminho fértil para mudanças pessoais e coletivas de que resultem a invenção de outras propostas possíveis de metodologias, planos de ensino e práticas docentes.

Keywords : Identidades Discentes; Currículo; Docência; Discurso Pedagógico; Análise de Discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )