SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Sentidos sobre ser profesor: la escuela del profesor-pionero en Cláudia, Estado de Mato GrossoMaestros y textos en Argentina: el lugar en la enseñanza escolar de lenguas extranjeras, entre 1880 y 1930 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FISS, Doris Maria Luzzardi  y  BARROS, Rafael D'Ávila. Escola, currículo e identidades juvenis: efeitos de sentido no discurso de professores. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.369-380. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201405.

Este artigo tematiza a escola no que se refere às suas funções e às identidades juvenis a partir do estabelecimento de interlocução com 23 professores da Educação Básica. Trata-se de pesquisa realizada em 2012 que possibilita trazer reflexões sobre os níveis de objetivação do currículo, a construção do planejamento didático-pedagógico e a compreensão dos alunos como sujeitos socioculturais. Tais elementos são considerados a partir da análise discursiva de formulações produzidas pelos professores em entrevista. Considerando 46 depoimentos, conclui-se, a partir da análise, que, para os professores, permanece sendo um desafio enxergar seus alunos como sujeitos com uma trajetória de vida específica que habitam a escola das mais diversas formas. Produzir um planejamento que tenha intencionalidade e, ao mesmo tempo, seja flexível se mostra como um segundo desafio ao trabalho docente. Nesse sentido, motivar um exercício de alteridade, onde os professores se coloquem no lugar de alguém que descobre o mundo a partir da investigação curiosa, com auxílio de outros sujeitos, pode ser um caminho fértil para mudanças pessoais e coletivas de que resultem a invenção de outras propostas possíveis de metodologias, planos de ensino e práticas docentes.

Palabras clave : Identidades Discentes; Currículo; Docência; Discurso Pedagógico; Análise de Discurso.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )