SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3School, curriculum and youth identities: meaning effects from the teachers' discourseThe dictionaries of Wittgenstein and of Baruk: linguistic meaning in teaching and learning of mathematics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MORALES, Gladys. Professores e textos na Argentina: o lugar no ensino escolar de línguas estrangeiras entre 1880 e 1930. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.381-389. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201406.

O artigo apresenta as diversas vozes que, entre 1880 e 1939, constituiram, na Argentina, a formação discursiva sobre o que significa ser professor/a de línguas estrangeiras. Destaca-se a imagen do/a professor/a solicitada na escola, o lugar do livro didático como dispositivo de visibilidade dos ideais daquela época. Nesse sentido, apresenta-se uma contextualização histórica, analisam-se documentos autênticos desse período com a finalidade de indagar o lugar concedido à escola, ao/à professor/a de língua estrangeira e ao livro didático. Os livros analisados foram editados na Argentina e levados para as aulas a partir de 1938 aproximadamente. A análise faz visíveis três topos discursivos: ordem, tranqüilidade e pulcritude, fortemente entrelaçados entre eles, seguindo o ideário daquela época.

Keywords : Línguas Estrangeiras; Formação de Professores; Livro Didático; Dispositivos de Visibilidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )