SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Maestros y textos en Argentina: el lugar en la enseñanza escolar de lenguas extranjeras, entre 1880 y 1930Entre la modernidad y postmodernidad: discurso y ensenãnza índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu; MEIRA, Janeisi de Lima  y  SILVA, Paulo Vilhena da. Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemática. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.390-399. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201407.

Neste texto procuramos discutir as relações entre a linguagem natural, a linguagem matemática e o significado de expressões linguísticas em textos matemáticos em situações de ensino e de aprendizagem. Apontaremos a importância de compreender o significado dos usos das palavras em seus contextos particulares, amparando-nos no caso de Wittgenstein, que elaborou um dicionário de ortografia alemã, e no caso da reeducadora francesa Stella Baruk, que elaborou um dicionário de matemática, expondo os motivos pelos quais estes autores elaboraram seus dicionários. Finalizamos com algumas reflexões que apontam para a importância de uma compreensão satisfatória das palavras do vocabulário matemático em sala de aula.

Palabras clave : Significado das Palavras; Dicionário; Ensino e Aprendizagem de Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )