SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Professores e textos na Argentina: o lugar no ensino escolar de línguas estrangeiras entre 1880 e 1930Entre a modernidade e a pós-modernidade: discurso e ensino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SILVEIRA, Marisa Rosâni Abreu; MEIRA, Janeisi de Lima  e  SILVA, Paulo Vilhena da. Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemática. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.390-399. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201407.

Neste texto procuramos discutir as relações entre a linguagem natural, a linguagem matemática e o significado de expressões linguísticas em textos matemáticos em situações de ensino e de aprendizagem. Apontaremos a importância de compreender o significado dos usos das palavras em seus contextos particulares, amparando-nos no caso de Wittgenstein, que elaborou um dicionário de ortografia alemã, e no caso da reeducadora francesa Stella Baruk, que elaborou um dicionário de matemática, expondo os motivos pelos quais estes autores elaboraram seus dicionários. Finalizamos com algumas reflexões que apontam para a importância de uma compreensão satisfatória das palavras do vocabulário matemático em sala de aula.

Palavras-chave : Significado das Palavras; Dicionário; Ensino e Aprendizagem de Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )