SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Os dicionários de Wittgenstein e de Baruk: o significado linguístico no ensino e no aprendizado da matemáticaMemoriais de formação: o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

CORACINI, Maria José Rodrigues Faria. Entre a modernidade e a pós-modernidade: discurso e ensino. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.400-411. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201408.

Este artigo tem por objetivo principal discutir o ensino de línguas, hoje, no contexto da chamada pós-modernidade, a partir de dois filmes e da obra O mestre ignorante, de Jacques Rancière. Num primeiro momento, discute rapidamente o contexto atual da pós-modernidade, para, em seguida, discutir uma possibilidade de ensino em geral e de línguas em particular. Propõe-se refletir sobre o mestre que ignora o que o aluno sabe, mas confia nas capacidades desse aluno, posição diferente da do "mestre transmissor de conhecimentos", cujo ensino se pauta na racionalidade e se centra no professor. O mestre ignorante não indicia a falta de conhecimento na área em que atua, mas a abertura deixada por ele para que o aluno se posicione, se enganche em seu saber; o professor passa a funcionar, então, como "sujeito suposto saber", como aquele que abre espaço para o desejo do aluno, para seus interesses, para a busca de conhecimento. Não seria essa uma boa maneira de instaurar a "verdadeira" aprendizagem, aquela que passa pelo corpo e se faz corpo, tornando do sujeito o que vem do outro, transformado pela singularidade de cada um? Nesse sentido, talvez não seja possível ensinar uma língua, mas é sempre possível criar condições para que a aprendizagem ocorra, com base na escrita de si.

Palavras-chave : Ensino-Aprendizagem de Línguas; Escrita de Si; Pós-Modernidade; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )