SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Entre a modernidade e a pós-modernidade: discurso e ensinoIconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PILLAR, Analice Dutra  e  PONTES, Gilvânia Maurício Dias de. Memoriais de formação: o dizer da experiência na escrita ou a escrita como experiência. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.412-422. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201409.

Este trabalho, que aborda interfaces entre estética, arte e escrita, é parte de uma pesquisa que busca evidenciar relações entre experiências estéticas e prática docente com linguagens artísticas, narradas em memoriais produzidos por professores da educação da infância, no Curso de Especialização em Ensino de Arte e Educação Física na Infância, desenvolvido pelo Paideia/UFRN. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em que a metodologia assumiu, como princípios e estratégias de análise, a semiótica discursiva e alguns pressupostos da pesquisa (auto)biográfica, referentes à produção de narrativas como experiência de formação. O corpus foi composto por cinco memoriais de formação. Na análise dos memoriais, procurou-se identificar como as experiências estéticas dos professores estavam presentes nos discursos que teciam sobre sua prática. Durante a pesquisa, o processo de leitura das narrativas dos professores conduziu à tessitura de relações entre escrita, estética e arte como experiência de produção de sentidos e de expressão de si.

Palavras-chave : Escrita; Experiência Estética; Arte Educação.

        · resumo em Inglês | Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )