SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Memorias de formación: qué decir de la experiência en la escrita o la escrita como experienciaResponsabilización amenazada: sobre hablar de "bobadas" en la educación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

FISCHMAN, Gustavo E.  y  SALES, Sandra R.. Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em Educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.423-432. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201410.

As sociedades contemporâneas demandam a capacidade de compreender e seguir regras implícitas da cultura visual, as quais são desenvolvidas por meio de múltiplas, heterogêneas e, frequentemente, efêmeras imagens. Este fenômeno tem sido denominado "virada pictórica". Este artigo aponta a discutir que: os efeitos da virada pictórica parecem ser mais limitados no campo da pesquisa em Educação; a ausência substancial dos fenômenos da cultura visual na pesquisa pedagógica, bem como a subutilização das ferramentas das metodologias da pesquisa visual, não se sustentam em barreiras epistemológicas. Propõe-se a pesquisar os fenômenos educativos a partir da perspectiva do iconoclash, analisando imagens sobre Ação Afirmativa publicadas na revista Veja durante o período 1995-2010. A investigação reconhece a constante presença da tensão no par imagem/significado.

Palabras clave : Cultura Visual; Pesquisa em Educação; Virada Pictórica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )