SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Iconoclash: reflexões sobre cultura visual e pesquisas em EducaçãoAlgumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de Kant índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

KESSELRING, Thomas. Responsabilização ameaçada: sobre falar "bobagem" em educação. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.435-440. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201411.

Em seu livro On Bullshit, Harry Frankfurt constata uma trivialização crescente tanto na comunicação humana quanto na produção de textos. À primeira vista, Bullshit (falar bobagem) parece ser uma expressão semelhante à mentira. No entanto, o mentiroso mantém a distinção entre o verdadeiro e o falso, enquanto o Bullshiter faz pouco caso desta distinção. Desse modo, o Bullshit se aproxima do blefe. Qual é a causa do aumento da produção de Bullshit? Frankfurt sugere que isso se deve ao achatamento do discurso político. Mas como podemos explicar esse fenômeno? Mesmo com o elevado nível de sua análise, Frankfurt esquece de mencionar uma característica da atual sociedade de mercado, ou seja, o papel cada vez mais importante do marketing. Quando a cultura da concorrência e do marketing começou a fazer parte da educação superior, práticas que originariamente nada têm a ver com a educação, como a jactância, o engano, ranking e benchmarking passaram a pervadir e perverter também o ensino superior. Este artigo descreve e analisa as excrescências esquisitas desse processo.

Palavras-chave : Ética; Educação; Ensino Superior; Marketing; Bullshit.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )