SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Responsabilización amenazada: sobre hablar de "bobadas" en la educaciónÉtica en la escuela: un enfoque argumentative índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MENEZES, Edmilson  y  BOTO, Carlota. Algumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de Kant. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.441-453. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201412.

O presente ensaio tem por objetivo estabelecer alguma reflexão sobre o tema da educação e da ética a partir da leitura acerca do pensamento pedagógico de Kant expresso no texto Sobre a pedagogia. O referido trabalho origina-se de um curso ministrado pelo filósofo junto à Universidade de Könisberg. É considerado pela literatura como um texto menor, em virtude inclusive de ter sido publicado postumamente por um de Kant - Theodor Rink a partir de notas e apontamentos tomados para as preleções do professor sobre temas concernentes à pedagogia. Compreende-se que o texto Sobre a pedagogia ilustra o modo pelo qual Kant pensava a educação. Iluminado pelos escritos de Rousseau, mas profundamente tributário da literatura da Ilustração, destaca-se no trabalho a busca de compreensão da questão da moralidade. Kant considera uma dimensão moral inclusive no ato de instruir, cuja âncora deve ser a transposição da natureza para preparar a maioridade do juízo, e a infância e a juventude para a vida na coletividade.

Palabras clave : Educação; Moral; Instrução; Disciplina; Rousseau; Kant.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )