SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Some notes on education and ethics in the light of the thought of KantWriting, embodying, inscribing oneself: practices of creation of the self in theater education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

OLIVEIRA, Renato Jose de. Ética na escola: por uma abordagem argumentativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.454-462. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201413.

Este artigo reflete acerca do trabalho com a ética na escola, focalizando o contexto do ensino fundamental. Tendo em vista a ocorrência de situações de violência (física e psicológica), muitas vezes atribuídas às mudanças de valores morais e de formas de comportamento por parte dos alunos, são examinadas duas questões: 1) Como pensar a ética sob um ponto de vista argumentativo e não dogmático? 2) Que desafios é preciso enfrentar na formação ética dos alunos no contexto da escola atual? A primeira questão é discutida a partir das contribuições de Kant, Habermas e Perelman. A segunda é desenvolvida por meio de reflexões feitas sobre relatos de gestores de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, colhidos em um curso de extensão ministrado no ano de 2008.

Keywords : Ética; Ensino Fundamental; Escola Pública; Argumentação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )