SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Algumas notas sobre educação e ética à luz do pensamento de KantEscribir, incorporar, escribir a sí mismo: prácticas de creación de sí mismo en la formación teatral índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

OLIVEIRA, Renato Jose de. Ética na escola: por uma abordagem argumentativa. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.454-462. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201413.

Este artigo reflete acerca do trabalho com a ética na escola, focalizando o contexto do ensino fundamental. Tendo em vista a ocorrência de situações de violência (física e psicológica), muitas vezes atribuídas às mudanças de valores morais e de formas de comportamento por parte dos alunos, são examinadas duas questões: 1) Como pensar a ética sob um ponto de vista argumentativo e não dogmático? 2) Que desafios é preciso enfrentar na formação ética dos alunos no contexto da escola atual? A primeira questão é discutida a partir das contribuições de Kant, Habermas e Perelman. A segunda é desenvolvida por meio de reflexões feitas sobre relatos de gestores de escolas públicas municipais da cidade do Rio de Janeiro, colhidos em um curso de extensão ministrado no ano de 2008.

Palabras clave : Ética; Ensino Fundamental; Escola Pública; Argumentação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )