SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Ética en la escuela: un enfoque argumentativeMaestras de educación básica: acercamientos y desviaciones de las Matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

ALCANTARA, Celina Nunes de  y  ICLE, Gilberto. Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.463-470. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201414.

Este texto apresenta uma discussão sobre o estatuto e a importância da escrita na formação teatral, considerando o ambiente universitário da formação em teatro. Para tanto, discorre sobre as práticas corporais, aludindo aos conceitos de criação, ficção, criação de si e escrita de si na tentativa de aduzir a uma noção de escrita para além do mero registro instrumental das práticas artísticas. O texto propõe a escrita como instrumento de formação do sujeito, enfatizando as práticas de si como elementos por intermédio dos quais a atividade artística transbordaria para a vida. Problematiza-se, portanto, a escrita inserida no processo de criação como modo de tornar-se sujeito de uma determinada ética.

Palabras clave : Formação; Teatro; Escrita; Práticas de Si; Michel Foucault.

        · resumen en Español     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )