SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Ética na escola: por uma abordagem argumentativaProfessoras dos anos iniciais da educação básica: aproximações e afastamentos em relação à Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

ALCANTARA, Celina Nunes de  e  ICLE, Gilberto. Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.463-470. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201414.

Este texto apresenta uma discussão sobre o estatuto e a importância da escrita na formação teatral, considerando o ambiente universitário da formação em teatro. Para tanto, discorre sobre as práticas corporais, aludindo aos conceitos de criação, ficção, criação de si e escrita de si na tentativa de aduzir a uma noção de escrita para além do mero registro instrumental das práticas artísticas. O texto propõe a escrita como instrumento de formação do sujeito, enfatizando as práticas de si como elementos por intermédio dos quais a atividade artística transbordaria para a vida. Problematiza-se, portanto, a escrita inserida no processo de criação como modo de tornar-se sujeito de uma determinada ética.

Palavras-chave : Formação; Teatro; Escrita; Práticas de Si; Michel Foucault.

        · resumo em Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )