SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 issue3Writing, embodying, inscribing oneself: practices of creation of the self in theater education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

GINO, Andréa Silva  and  GOMES, Maria Laura Magalhães. Professoras dos anos iniciais da educação básica: aproximações e afastamentos em relação à Matemática. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.471-481. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201415.

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de doutorado norteada pela seguinte questão: Como os professores que ensinam Matemática no 2º ciclo de formação da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte que cursaram a especialização em Educação Matemática do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica - LASEB percebem e narram as contribuições do curso? As contribuições do curso foram investigadas em narrativas de dez professoras, recolhidas em entrevistas, com o uso da metodologia da história oral. O foco do artigo está em um dos aspectos mais evidenciados nas narrativas, a saber, as aproximações e afastamentos das docentes em relação à matemática. Embora reconheçam que o LASEB tenha trazido aportes para a sua formação, as professoras, ao avaliarem seus próprios conhecimentos, consideraram os resultados do curso frágeis no sentido de sustentar seu papel de ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Keywords : Formação Continuada de Professores; Educação Matemática; História Oral.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )