SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.37 número3Escrever, incorporar, inscrever-se: práticas de criação de si na formação teatral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GINO, Andréa Silva  e  GOMES, Maria Laura Magalhães. Professoras dos anos iniciais da educação básica: aproximações e afastamentos em relação à Matemática. Educação. Porto Alegre [online]. 2014, vol.37, n.3, pp.471-481. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.3703/set-dez201415.

Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de doutorado norteada pela seguinte questão: Como os professores que ensinam Matemática no 2º ciclo de formação da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte que cursaram a especialização em Educação Matemática do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência na Educação Básica - LASEB percebem e narram as contribuições do curso? As contribuições do curso foram investigadas em narrativas de dez professoras, recolhidas em entrevistas, com o uso da metodologia da história oral. O foco do artigo está em um dos aspectos mais evidenciados nas narrativas, a saber, as aproximações e afastamentos das docentes em relação à matemática. Embora reconheçam que o LASEB tenha trazido aportes para a sua formação, as professoras, ao avaliarem seus próprios conhecimentos, consideraram os resultados do curso frágeis no sentido de sustentar seu papel de ensinar matemática nos anos iniciais do ensino fundamental.

Palavras-chave : Formação Continuada de Professores; Educação Matemática; História Oral.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )