SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

RESTREPO, Eduardo. Sobre os Estudos Culturais na América Latina. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.21-31. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.20325.

O artigo volta-se para a caracterização dos Estudos Culturais desenvolvidos na América Latina por latino-americanos, questionando a noção estadunidense de que existiria um campo homogêneo de estudos intitulado "Estudos Culturais latino-americanos". Para tanto são apresentados autores e obras de modo a marcar a heterogeneidade, a dispersão, as tendências e influências dos estudos e projetos intelectuais produzidos e atuantes localmente. Argumenta-se que os países da América Latina se caracterizam por uma heterogeneidade radical em termos sociais, políticos, acadêmicos e intelectuais e que, portanto, seria mais adequado referir-se a "Estudos Culturais sobre/desde a América Latina". Por fim, caracterizam-se os chamados "estudos (inter)culturais" a partir da teorização de Catherine Walsh.

Palavras-chave : Estudos Culturais; América Latina; Estudos (Inter)Culturais..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )