SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1About Cultural Studies in Latin AmericaA curriculum between formats and forces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

WORTMANN, Maria Lúcia; COSTA, Marisa Vorraber  and  SILVLVEIRA, Rosa Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.32-48. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441.

O artigo examina a emergência/invenção da articulação entre Educação e Estudos Culturais no Brasil, bem como as principais tendências dos estudos realizados na interface desses campos nos últimos dezoito anos (1996-2014). Aborda direcionamentos de dissertações e teses produzidas em dois programas de pós-graduação em educação que adotaram tal perspectiva. Apontam-se três tendências principais: a) ressignificação, mediante novas lentes teóricas, de questões, discursos e artefatos tradicionalmente relacionados ao campo pedagógico; b) análise da multiplicidade de pedagogias em operação nos diversificados espaços culturais contemporâneos; c) análise de processos implicados em questões de identidade-diferença. São também apontados e discutidos conceitos e autores que têm se mostrado produtivos, assim como alguns focos e questões preferenciais dos trabalhos.

Keywords : Estudos Culturais em Educação; Pedagogias Culturais; Identidade-Diferença; Cultura e Educação; História da Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )