SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Sobre os Estudos Culturais na América LatinaUm currículo entre formas e forças índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

WORTMANN, Maria Lúcia; COSTA, Marisa Vorraber  e  SILVLVEIRA, Rosa Hessel. Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no Brasil. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.32-48. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18441.

O artigo examina a emergência/invenção da articulação entre Educação e Estudos Culturais no Brasil, bem como as principais tendências dos estudos realizados na interface desses campos nos últimos dezoito anos (1996-2014). Aborda direcionamentos de dissertações e teses produzidas em dois programas de pós-graduação em educação que adotaram tal perspectiva. Apontam-se três tendências principais: a) ressignificação, mediante novas lentes teóricas, de questões, discursos e artefatos tradicionalmente relacionados ao campo pedagógico; b) análise da multiplicidade de pedagogias em operação nos diversificados espaços culturais contemporâneos; c) análise de processos implicados em questões de identidade-diferença. São também apontados e discutidos conceitos e autores que têm se mostrado produtivos, assim como alguns focos e questões preferenciais dos trabalhos.

Palavras-chave : Estudos Culturais em Educação; Pedagogias Culturais; Identidade-Diferença; Cultura e Educação; História da Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )