SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Sobre a emergência e a expansão dos Estudos Culturais em educação no BrasilA temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação - algumas tendências e enfoques analíticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

PARAISO, Marlucy Alves. Um currículo entre formas e forças. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.49-58. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18443.

Este artigo focaliza processos de diferenciação ocorridos nos currículos escolares e cenas de um livro - A contadora de filmes - para mostrar, por um lado, como as formas de um currículo são capazes de produzir rotinas, aprisionar as forças, dividir e desanimar. Por outro lado, este trabalho também pretende mostrar que a diferença, entendida como motor da vida, pode sempre ser reativada, já que na vida é sempre possível um encontro ou uma conexão capaz de reativar forcas. Este artigo defende, então, que em um currículo e na vida é sempre possível movimentos para deformar as formas, reativar as forças, instaurar possibilidades e ativar alegrias.

Palavras-chave : Currículo; Diferença; Formas e Forças.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )