SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1A temática indígena sob as lentes dos Estudos Culturais e Educação - algumas tendências e enfoques analíticosLições de dança na mídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

GUIMARAES, Leandro Belinaso  e  PEREIRA, Juliana Cristina. Os ambientes da imagem: pedagogias em foco. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.70-76. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18464.

O artigo propõe questões sobre como a sustentabilidade ambiental vem sendo narrada através de imagens de capa de um caderno jornalístico. Indaga, sob a inspiração dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturais, sobre os ambientes das imagens e seus efeitos pedagógicos, buscando confrontar tais imagens midiáticas com outras provenientes de um projeto de tese cujo intuito é criar cartografias dos afetos. O propósito desta pesquisa é ir ao encontro da multiplicidade, abrindo muitos ambientes em uma mesma imagem. Conclui-se o artigo argumentando que imagens midiáticas da sustentabilidade nos vendem um ambiente já de antemão planejado, controlado, definido e "verde".

Palavras-chave : Sustentabilidade; Educação Ambiental; Imagem; Cartografia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )