SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Os ambientes da imagem: pedagogias em focoEscola pública e a utilização de indicadores educacionais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

TOMAZZONI, Airton. Lições de dança na mídia. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.77-86. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18465.

Este artigo busca sintetizar aspectos desenvolvidos na tese Lições de dança no baile da pós-modernidade - corpos (des)governados na mídia, expondo delineamentos pedagógicos no cenário midiático contemporâneo. A perspectiva dos Estudos Culturais em seu cruzamento com a Educação inspirou as opções teorico-metodológicas que pemitiram avançar na articulação do conceito de midiatização e de como este possibilita a operação de estratégias de construção de sujeitos e de seu governamento. Para tal entendimento foi fundamental a contribuição dos conceitos de poder e dispositivo trazidos por Michael Foucault e Gilles Deleuze. O estudo debruçou-se sobre um corpus composto por filmes, videoclipes, sites da internet, revistas, jornais, brinquedos eletrônicos, programas de televisão, entre outros. A análise permitiu perceber dez lições que se esboçam de maneira recorrente na mídia, operando na configuração de sujeitos dançantes, em políticas de gestão da vida, tanto promovendo o gerenciamento de singularidades, como a potencialização de novos modos de ser e estar no mundo contemporâneo.

Palavras-chave : Dança e Educação; Mídia e Educação; Lições de Dança.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )