SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1Lições de dança na mídiaSchool managers and integration of schools in the community author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

WERLE, Flávia Obino Corrêa; KOETZ, Carmen Maria  and  MARTINS, Tatiane Fátima Kovalski. Escola pública e a utilização de indicadores educacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.99-112. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18686.

Relato de pesquisa que inicia com discussão conceitual de indicadores educacionais, sua aplicabilidade, limites e com a caracterização e exemplificação de indicadores sintéticos. Analisa a escola como espaço de utilização de indicadores educacionais a partir do caso de uma escola pública estadual que organizou, sistematizou e analisou informações, traçando um perfil de aprovação e reprovação de alunos das séries finais do ensino fundamental. Argumenta-se que os docentes em sua ação pedagógica produzem dados que, quando trabalhados constituem-se em indicadores relevantes para proporcionar à comunidade escolar uma nova visão a respeito de seu próprio trabalho e sobre a própria escola, dados que favorecem a proposição de estratégias para a melhoria da educação. Discutem-se as repercussões pedagógicas e os caminhos para avançar a democratização da escola pública, para dar sentido e fazer falar os indicadores apurados.

Keywords : Indicadores educacionais; Qualidade da educação; Gestão escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )