SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Lições de dança na mídiaOs gestores escolares e a inserção das escolas na comunidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

WERLE, Flávia Obino Corrêa; KOETZ, Carmen Maria  e  MARTINS, Tatiane Fátima Kovalski. Escola pública e a utilização de indicadores educacionais. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.99-112. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18686.

Relato de pesquisa que inicia com discussão conceitual de indicadores educacionais, sua aplicabilidade, limites e com a caracterização e exemplificação de indicadores sintéticos. Analisa a escola como espaço de utilização de indicadores educacionais a partir do caso de uma escola pública estadual que organizou, sistematizou e analisou informações, traçando um perfil de aprovação e reprovação de alunos das séries finais do ensino fundamental. Argumenta-se que os docentes em sua ação pedagógica produzem dados que, quando trabalhados constituem-se em indicadores relevantes para proporcionar à comunidade escolar uma nova visão a respeito de seu próprio trabalho e sobre a própria escola, dados que favorecem a proposição de estratégias para a melhoria da educação. Discutem-se as repercussões pedagógicas e os caminhos para avançar a democratização da escola pública, para dar sentido e fazer falar os indicadores apurados.

Palavras-chave : Indicadores educacionais; Qualidade da educação; Gestão escolar.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )