SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Escuela pública y el uso de indicadores educacionalesEducación y pobreza: teoría de la justicia como equidade y la política de reconocimiento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e; FONSECA, Debora Cristina  y  MELO, Luciano Plez de. Os gestores escolares e a inserção das escolas na comunidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.113-123. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.11686.

Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção de duas escolas na comunidade na qual se situam por meio de depoimentos de gestores escolares. Busca-se investigar as representações dos gestores sobre a comunidade e desvelar os processos de aproximação e/ou distanciamento da escola com o entorno escolar. As respostas dadas pelos gestores foram agrupadas em dois conjuntos temáticos conforme se referiam à comunidade ou a relação escola-comunidade. O estudo indicou que as representações construídas sobre uma comunidade de periferia, percebida predominantemente como uma comunidade problema, se impõe e contribui para que a relação escola-comunidade seja marcada por conflitos e desencontros.

Palabras clave : Gestores Escolares; Escola; Comunidade.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )