SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Escola pública e a utilização de indicadores educacionaisEducação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

SALLES, Leila Maria Ferreira; SILVA, Joyce Mary Adam de Paula e; FONSECA, Debora Cristina  e  MELO, Luciano Plez de. Os gestores escolares e a inserção das escolas na comunidade. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.113-123. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.11686.

Este trabalho tem por objetivo compreender os modos de inserção de duas escolas na comunidade na qual se situam por meio de depoimentos de gestores escolares. Busca-se investigar as representações dos gestores sobre a comunidade e desvelar os processos de aproximação e/ou distanciamento da escola com o entorno escolar. As respostas dadas pelos gestores foram agrupadas em dois conjuntos temáticos conforme se referiam à comunidade ou a relação escola-comunidade. O estudo indicou que as representações construídas sobre uma comunidade de periferia, percebida predominantemente como uma comunidade problema, se impõe e contribui para que a relação escola-comunidade seja marcada por conflitos e desencontros.

Palavras-chave : Gestores Escolares; Escola; Comunidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )