SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1School managers and integration of schools in the communityTeacher education and professional identity: tensions, continuities and discontinuities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

COSTA, Jean Carlo de Carvalho  and  SOARES, Swamy de Paula Lima. Educação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimento. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.124-137. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.16579.

O objetivo deste artigo é discutir as contribuições teóricas para o debate sobre as categorias educação e pobreza. Isso é realizado a partir da ênfase colocada na teoria da justiça como equidade, formulada por John Rawls, e a teoria do reconhecimento, essa última sistematizada por Charles Taylor e, em particular, desenvolvida pelo filósofo alemão Axel Honneth. A ideia central do texto é apresentar as principais contribuições dessas duas importantes perspectivas de análise, os seus possíveis embates, convergências e limites para a discussão sobre escolarização de pessoas pobres.

Keywords : Justiça como Equidade; Reconhecimento; Pobreza.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )