SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1Educação e pobreza: teoria da justiça como equidade e a política do reconhecimentoAmbiguidade do amor-próprio e formação virtuosa da vontade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

FLORES, Maria Assunção. Formação docente e identidade profissional: tensões e (des)continuidades. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.138-146. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.15973.

Neste artigo discutimos o conceito de identidade profissional à luz da literatura internacional sobre esta temática e apresentamos alguns resultados de um estudo em curso que visa compreender o modo como os alunos veem o currículo da formação inicial, com especial destaque para o lugar da prática na configuração da sua identidade profissional, bem como as suas motivações, crenças e perspetivas futuras sobre a profissão docente e sobre ser professor. O texto termina com uma reflexão sobre o desenvolvimento da identidade profissional na formação inicial de professores, nomeadamente a partir da compreensão e questionamento de crenças, valores e imagens pessoais sobre o ensino e sobre o que significa tornar-se (e ser) professor, bem como sobre o próprio processo de formação e de (re)construção de saberes, através da reflexão e da indagação em articulação com a prática.

Palavras-chave : Identidade Profissional; Alunos; Formação Docente.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )