SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número1La formación del profesorado y de la identidad profesional: tensiones y (dis)continuidades índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DALBOSCO, Claudio Almir. Ambiguidade do amor-próprio e formação virtuosa da vontade. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.147-156. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.16335.

O ensaio investiga o problema da condição humana em Rousseau. O sentimento do amor por si mesmo, constituído duplamente pelo amor de si e pelo amor-próprio, é tomado como núcleo da pergunta sobre "quem é o ser humano?". O trabalho analisa duas interpretações standard sobre o tema: a posição de Iring Fetscher, que destaca somente a variante negativa do amor-próprio e a interpretação recente de Frederick Neuhouser, que atribui ao amor-próprio também uma força construtiva. Se a possibilidade de paixões odientas e irascíveis é inerente à condição humana, ela também pode ser dominada por paixões tenras e amorosas. O ensaio argumenta ainda que embora nem tudo se decida no âmbito educacional, o tipo de educação oferecido na infância cobra importância capital na futura formação moral do adulto. A educação pode, por um lado, estimular um modo de ação baseado mais em paixões maldosas e egoístas ou, por outro, paixões amorosas e solidárias.

Palabras clave : Amor de Si; Amor-Próprio; Educação; Formação Humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )