SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue1 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

On-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MOMO, Mariangela. Professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora enxergando crianças pós-modernas que vão à escola. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.1, pp.-. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.1.18466.

Neste artigo, entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças. Supõe-se que as condições culturais contemporâneas, marcadas pela mídia e pelo consumo, produzem infâncias distintas da infância moderna - ingênua, dócil, dependente - e modificam as formas de as crianças viverem esse período tido como próprio delas. Entende-se, também, que o modo como vemos e explicamos as crianças depende das lentes teóricas que utilizamos. Este artigo tem como um de seus objetivos dar visibilidade às crianças pobres que frequentam algumas escolas do município de Porto Alegre (RS) neste início do século XXI, por meio das lentes teóricas dos Estudos Culturais. Para promover essa visibilidade, utilizam-se as posições assumidas pela estudiosa durante o processo da pesquisa - professora, pesquisadora, fotógrafa e consumidora -, que permitiram enxergar crianças contemporâneas que vivem uma infância pós-moderna.

Keywords : Infância Pós-Moderna; Estudos Culturais; Mídia; Consumo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )