SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Interrogaciones sobre el lugar del sujeto en el delineamento de una educación especializadaEvaluación de niños pequeños en proceso de educación inclusiva a través del protocolo AP3 (evaluación psicoanalítica a los 3 años) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

DINIZ, Margareth  y  FERRAZ, Cláudia Itaborahy. Diferença, diversidade e formação docente: contribuições da psicanálise à discussão da inclusão. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.185-192. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20044.

A escrita aqui construída se faz como fragmento de um caleidoscópio de ideias e inquietações advindas da teoria psicanalítica que interroga a educação e seus processos no contexto brasileiro atual. Trata-se de reflexões sobre o papel, lugar, atuação do(a) professor(a) em meio às urgências da contemporaneidade e sobre as causas e os efeitos disso - tal como o mal-estar docente -, pensando no alinhavo dentro e fora das paredes das escolas que tão necessariamente têm se rodeado de questões que compõem outra partitura conceitual e também de ofício, que é atravessada pela diversidade, pela inclusão e pelas práticas educativas. Nessa costura, pode-se pensar que a linha que tece a maior parte desses processos, se não ele todo, é a formação docente, que, não de forma diferente, tem em seus retalhos partes distintas de uma construção que é também social, histórica e política, detectadas através de conversações e discursos de um somatório de sujeitos mergulhados em subjetividade e diferenças.

Palabras clave : Oficio Docente; Psicanálise; Subjetividade; Diferença.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )