SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Interrogações sobre o lugar do sujeito no delineamento de uma educação especializadaAvaliação de crianças pequenas em processo de educação inclusiva através do protocolo AP3 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

DINIZ, Margareth  e  FERRAZ, Cláudia Itaborahy. Diferença, diversidade e formação docente: contribuições da psicanálise à discussão da inclusão. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.185-192. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20044.

A escrita aqui construída se faz como fragmento de um caleidoscópio de ideias e inquietações advindas da teoria psicanalítica que interroga a educação e seus processos no contexto brasileiro atual. Trata-se de reflexões sobre o papel, lugar, atuação do(a) professor(a) em meio às urgências da contemporaneidade e sobre as causas e os efeitos disso - tal como o mal-estar docente -, pensando no alinhavo dentro e fora das paredes das escolas que tão necessariamente têm se rodeado de questões que compõem outra partitura conceitual e também de ofício, que é atravessada pela diversidade, pela inclusão e pelas práticas educativas. Nessa costura, pode-se pensar que a linha que tece a maior parte desses processos, se não ele todo, é a formação docente, que, não de forma diferente, tem em seus retalhos partes distintas de uma construção que é também social, histórica e política, detectadas através de conversações e discursos de um somatório de sujeitos mergulhados em subjetividade e diferenças.

Palavras-chave : Oficio Docente; Psicanálise; Subjetividade; Diferença.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )