SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Diferencia, diversidad y formación docente: Contribuiciones de la psicoanálisis a la discusión de la inclusiónDe juegos, profanaciones y trucos: por una educación especial subversiva índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer  y  VAZ, Beatriz Gomes. Avaliação de crianças pequenas em processo de educação inclusiva através do protocolo AP3. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.193-202. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20045.

O desenvolvimento e a estruturação psíquica na primeira infância envolvem significativas mudanças biopsicossociais. No campo da prevenção e da intervenção precoce com crianças que apresentam falhas nesse processo, encontra-se o diálogo com a educação inclusiva. Esta pesquisa analisou a qualidade da experiência de inclusão escolar de oito crianças nos aspectos instrumentais e estruturais através do protocolo AP3, com análises individuais dos resultados de cada criança e análise qualitativa das turmas observadas. O alto índice de riscos para a constituição subjetiva apontou para uma necessidade de considerar as dificuldades psíquicas e um trabalho psicoterápico além daquele focado nas áreas instrumentais.

Palabras clave : Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Inclusão Escolar; Avaliação Psicanalítica aos 3 anos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )