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Educação

versão impressa ISSN 0101-465Xversão On-line ISSN 1981-2582

Resumo

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer  e  VAZ, Beatriz Gomes. Avaliação de crianças pequenas em processo de educação inclusiva através do protocolo AP3. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.193-202. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20045.

O desenvolvimento e a estruturação psíquica na primeira infância envolvem significativas mudanças biopsicossociais. No campo da prevenção e da intervenção precoce com crianças que apresentam falhas nesse processo, encontra-se o diálogo com a educação inclusiva. Esta pesquisa analisou a qualidade da experiência de inclusão escolar de oito crianças nos aspectos instrumentais e estruturais através do protocolo AP3, com análises individuais dos resultados de cada criança e análise qualitativa das turmas observadas. O alto índice de riscos para a constituição subjetiva apontou para uma necessidade de considerar as dificuldades psíquicas e um trabalho psicoterápico além daquele focado nas áreas instrumentais.

Palavras-chave : Desenvolvimento Infantil; Educação Infantil; Inclusão Escolar; Avaliação Psicanalítica aos 3 anos.

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