SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue2Evaluation of early children in inclusion education process through the AP3 protocolThe school of political equality and the school of the psy differences: when the public education is replaced by a "special" one author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação

Print version ISSN 0101-465XOn-line version ISSN 1981-2582

Abstract

MOSCHEN, Simone Zanon; GURSKI, Roselene  and  VASQUES, Carla Karnoppi. De jogos, profanações e gambiarras: por uma educação especial subversiva. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.203-211. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20046.

Partindo da concepção de linguagem que embasa o pensamento de Freud e Lacan, o artigo aborda o sujeito da educação especial e a artesania implicada no fazer pedagógico. São articuladores de suas proposições: o a posteriori como temporalidade psíquica; o brincar como paradigma da criação; a torsão que conjuga as separações entre o eu e o outro e entre a realidade e a linguagem; a profanação dos dispositivos educacionais como tarefa política emergente. O trabalho com os operadores citados permite valorar o que aqui se propõe como "gambiarra pedagógica", a saber, a tentativa de fazer passar, por caminhos não instituídos, o patrimônio cultural acumulado ao longo das gerações.

Keywords : Educação Especial; Psicanálise; Sujeito; Brincar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )