SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número2Evaluación de niños pequeños en proceso de educación inclusiva a través del protocolo AP3 (evaluación psicoanalítica a los 3 años)La escuela de la igualdad política y de las diferencias psi: cuando la educación pública da espacio a la "especial" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação

versión impresa ISSN 0101-465Xversión On-line ISSN 1981-2582

Resumen

MOSCHEN, Simone Zanon; GURSKI, Roselene  y  VASQUES, Carla Karnoppi. De jogos, profanações e gambiarras: por uma educação especial subversiva. Educação. Porto Alegre [online]. 2015, vol.38, n.2, pp.203-211. ISSN 1981-2582.  https://doi.org/10.15448/1981-2582.2015.2.20046.

Partindo da concepção de linguagem que embasa o pensamento de Freud e Lacan, o artigo aborda o sujeito da educação especial e a artesania implicada no fazer pedagógico. São articuladores de suas proposições: o a posteriori como temporalidade psíquica; o brincar como paradigma da criação; a torsão que conjuga as separações entre o eu e o outro e entre a realidade e a linguagem; a profanação dos dispositivos educacionais como tarefa política emergente. O trabalho com os operadores citados permite valorar o que aqui se propõe como "gambiarra pedagógica", a saber, a tentativa de fazer passar, por caminhos não instituídos, o patrimônio cultural acumulado ao longo das gerações.

Palabras clave : Educação Especial; Psicanálise; Sujeito; Brincar.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )